O Laboratório Virtual Agência JR de Comunicação tem como objetivo atender os estudantes do Curso de Graduação em Jornalismo na modalidade a distância do Centro Universitário Inta – UNINTA, tendo como finalidade proporcionar aos alunos a compreensão das etapas de construção de conteúdos jornalísticos tendo a plataforma virtual da Agência como um portfólio de suas produções. Do mesmo modo, objetiva entender os critérios de avaliação da leitura crítica da mídia e da aplicação das técnicas e teorias compartilhadas ao longo do curso e que são inseridas para o ENADE.
O Laboratório Virtual Agência JR de Comunicação é um espaço para desenvolvimento da leitura e produção textual destinado à comunidade acadêmica do Centro Universitário INTA – UNINTA.
Os procedimentos metodológicos definidos para a criação do Laboratório Virtual Agência JR de Comunicação foram divididos em quatro possibilidades, a saber:
1. Podcast (o texto para ser ouvido): Nesta primeira peça, pretende-se trabalhar os conceitos e prática da oralidade, com o objetivo de ampliar o repertório linguístico e cultural do aluno e desenvolver um senso crítico sobre ler, escrever e ouvir textos.
2. Ensaio Fotográfico: Nesta peça, o acadêmico deverá compreender as técnicas e produção de imagens para que se possam ter argumentos para defender uma ideia. É oportuno também destacar o conhecimento intertextual que o aluno deve ter, a fim de observar o conhecimento de mundo para que se possa compreender melhor a mensagem que se deseja transmitir a partir da imagem.
3. Escrita: (relação da leitura com a escrita – Slogan): Nesta trilha, pretende-se trabalhar os conceitos e prática de leitura e de escrita, com o objetivo de ampliar o repertório linguístico e cultural do aluno e desenvolver um senso crítico sobre ler e escrever textos.
4. Reportagem: Trabalhar a interseção de imagem e texto escrito em gêneros textuais diversos. Deste modo, esta trilha possui como objetivo trabalhar uma multiplicidade de diversos gêneros textuais (palavra escrita e imagens) a fim de convidar o acadêmico a conhecer a estrutura dos mais diversos gêneros textuais e como o ambiente sociocultural interfere na produção de sentidos. Isso levará o acadêmico a diferenciar as situações de uso, o que facilitará a produção e a compreensão desses textos.