Acadêmicos do curso de Jornalismo do INTA (UNINTA) apresentaram trabalhos durante o Intercom Nordeste, congresso brasileiro de ciências da comunicação. O evento regional deste ano foi realizado na Universidade Católica de Salvador, na Bahia, entre os dias 18 e 20 de maio. Além dos seis alunos, também participaram do evento o Prof. Me. Augustiano Xavier e os egressos Maria Rita Paiva e Thiago Rodrigues.
Os trabalhos aceitos, em formato de resumos expandidos, foram inscritos em diferentes categorias do evento, como jornalismo, comunicação audiovisual, estudos interdisciplinares, entre outros. Entre os alunos aprovados, estão participantes dos projetos de iniciação científica e da WEBTV.
O coordenador do curso de Jornalismo do INTA (UNINTA), Prof. Me. Thiago Mena, ressalta como a participação nestas iniciativas é importante. “A todo momento nós incentivamos que nossos estudantes participem de momentos de iniciação científica e de projetos de extensão. A formação acadêmica vai além das salas de aula, o aluno precisa vivenciar a universidade de forma ampla”, pontuou.
O Centro Universitário INTA (UNINTA), como forma de incentivar e auxiliar os estudantes nesse momento, ofereceu também ajuda de custo para os alunos aceitos. Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Inta (UNINTA), Profa. Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante, a participação dos alunos significa o fortalecimento da formação profissional. “Apresentar trabalhos fortalece qualquer formação profissional, mas em especial o estudante universitário de jornalismo, isso é uma potência ainda maior, que é a comunicação e a expressão. O UNINTA fica muito feliz em incentivar em participar desse processo, em que nossos alunos estão indo para o Intercom. Para nós, isso estimula a formação de qualidade”, comentou.
Confira os trabalhos e alunos que estiveram presentes no Intercom Nordeste 2022:
- Clichês e estereótipos presentes no anime Boku no Hero – Clara Carvalho dos Santos Klink (acadêmica).
- WebTV UNINTA: A prática do telejornalismo no Centro Universitário INTA – Bruna Laiza Rodrigues Cordeiro (acadêmica).
- Comunicação por meio da música: Representação da identidade negra através de Baco Exu do Blues – Francisco Gustavo da Silva Vieira (acadêmico).
- Jornalismo digital colaborativo: A crescente difusão de práticas jornalísticas veiculadas via Instagram e Facebook. Análise de portais de notícias de Sobral, CE – Jose Elivelton Oliveira da Silva (acadêmico)
- Análise comparativa: O papel do jornalista na pandemia de Gripe Espanhola e na pandemia de COVID-19 – Lara Bianca Alves Lima (acadêmica do curso).
- Projeto Jornalink: A reinvenção da prática jornalística no período da pandemia – Nicolly D’lorrainne Rodrigues Nunes (acadêmica).
- A cobertura da pandemia da Covid-19 em Santa Quitéria, sob a óptica Do Site “A Voz De Santa Quitéria” – Thiago Rodrigues Soares (egresso).
- Bom Jardim em rede: o canal do Centro Cultural do Bom Jardim no Youtube, suas perspectivas e possibilidades – Prof. Me. José Augustiano Xavier dos Santos (docente do curso de Jornalismo).
A participação dos alunos do curso nesta edição, não foi um evento isolado. A aluna Lara Bianca, que esteve presente em Salvador apresentando trabalho, comenta de já estar se preparando para outros congressos. “Foi uma experiência incrível. Por conta da pandemia, não tive oportunidade de anteriormente vivenciar um evento acadêmico, esse foi o primeiro e não poderia ter sido melhor. Já estou me preparando para participar da próxima edição”. A estudante participa do projeto de iniciação científica realizado dentro do centro acadêmico e é bolsista FUNCAP.
Após o sucesso das apresentações, na Intercom Nordeste, em Salvador, estudantes e o curso de Jornalismo do INTA (UNINTA) se organizam para participar do Intercom Nacional, que acontecerá em João Pessoa (PB). Dessa vez, os trabalhos serão realizados no formato de artigos com até 15 laudas. As inscrições estão disponíveis, com data limite para o dia 12 de agosto. Já as submissões de artigos podem ser enviadas até dia 11 de julho. Acadêmicos e recém graduados podem participar das categorias júnior do congresso com a orientação dos professores.
Para mais informações, acesse o Portal Intercom: https://www.portalintercom.org.br/