Rádio Universitária
Uninta

MOSTRA CIENTÍFICA: OS DESAFIOS E PROCESSO CRIATIVOS DOS TRABALHOS ACADÊMICOS.

As pesquisas acadêmicas são um marco na vida dos estudantes. Muitos desafios são enfrentados por quem deseja produzir um texto acadêmico, no curso de jornalismo do Centro Universitário INTA- UNINTA, não é diferente. contudo, muitos estudantes, superaram os obstáculos e apresentaram artigos no INTERCOM regional- Nordeste- e no nacional, como é o caso do graduando José Elivelton Oliveira da Silva , acadêmico do 7º período de jornalismo e comunicação social. ex integrante do projeto de extensão WEBTV UNINTA. congressista no INTERCOM (sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação) regional, ocorrido na UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e mediou a oficina de mostra científica com o professor Ícaro Joathan. Elivelton teve a oportunidade de apresentar novamente o seu trabalho na IV Jornada da Comunicação do UNINTA, e é sobre essa experiência que conversamos com ele nessa entrevista.

1- A IV JORNADA DA COMUNICAÇÃO SEDIOU UMA MOSTRA CIENTÍFICA, TENDO VOCÊ E O PROFESSOR ÍCARO JOATHAN, COMO MEDIADORES. NOS EXPLIQUE COMO OCORREU A MOSTRA.

R: A mostra científica nasceu com a intenção de aproximar os alunos das pesquisas acadêmicas. Para além da apresentação de trabalhos, pensamos em convidar os participantes para compartilhar o processo criativo, as dificuldades e principalmente a experiência vivida em congressos. Tendo em vista que a maioria dos escritos na amostra foram congressistas de “primeira viagem” este ano. 

2- VOCÊ, COMO CONGRESSISTA, JÁ TEVE TRABALHOS CIENTÍFICOS APROVADOS E APRESENTADOS. QUAL A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DESSES TRABALHOS PARA OS ACADÊMICOS?

R: A produção de trabalhos de pesquisas acadêmicas me ajudou muito a ampliar a noção de como o jornalismo pode ser diversificado e estimulou a ler mais trabalhos feitos em outros anos. Com um panorama maior de que são as possibilidades do jornalismo, eu consegui rever meus planos para graduação e pensar em diferentes maneiras de atuar como jornalista formado. 

3- COMO VOCÊ DEFINE A SUA EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DESSES TRABALHOS?

R: Eu tive um trabalho aprovado com a temática focado no jornalismo colaborativo, onde a participação do público é matéria fundamental na construção de matérias. Essa pesquisa se aproximou de temas como a integração de meios digitais no jornalismo (área que me atrai muito). Na apresentação tive a oportunidade de dividir sala com mais pessoas nessa mesma temática com a crescente difusão de hastags e movimentos de comunidades digitais, o que enriqueceu minhas percepções e me colocou a pensar que tudo que for olhado com cautela pode ser um objeto de estudo. 

4-  PARTICIPANDO DE  CONGRESSOS, HÁ POSSIBILIDADE DE TROCAR MUITAS EXPERIÊNCIAS. VOCÊ ACHA IMPORTANTE ESSE NETWORKING PARA SUA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL?

R: Realmente é um dos pontos mais importantes. No congresso regional de Salvador pude me relacionar e conhecer pessoas do Piauí, Salvador e Maranhão. Professores e alunos cheios de disposição para movimentar o jornalismo atual. Essa rede de networking ajuda o jornalismo como um todo a fortalecer laços e interligar problemáticas e possíveis soluções. Em conversa no congresso conseguimos, por exemplo, falar sobre as políticas públicas de abastecimento de água em regiões do semiárido do Piauí, onde no mesmo ambiente em que há escassez existem estufas que com dinheiro privado conseguem irrigar e produzir hectares de hortifrutis. Não sendo a escassez de água um problema só da natureza, mas sim falta investimento para suprir as necessidades da população e o jornalismo pode agir nesse meio como porta-voz da população, provocando os gestores até que haja mudança. 

5- VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUM PROJETO DE EXTENSÃO? ELES LHE AJUDARAM NA PRODUÇÃO DOS SEUS PROJETOS CIENTÍFICOS?

R: Já tive experiência com a WebTV Uninta, no início do projeto o Prof. Matheus nos pediu para listar artigos relacionados aos projetos de extensão de telejornalismo em universidades, talvez esse tenha sido meu primeiro contato com a linguagem acadêmica e o pontapé inicial para aprender sobre como pesquisar e procurar as referências.

Confira o evento na íntegra a abertura oficial do evento Jornalismo no Youtube:

Por: Thailane Morais, Gustavo Vieira, Gustavo Abreu, Avelino Neto

Acadêmicos da disciplina de Jornalismo Digital- Semestre 2022.2

Foto: Acervo Pessoal