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Moda e Atualidades: Como as tendências das ruas chegam nas passarelas

A moda sempre foi um espelho para as tendências das ruas, levando os contextos da atualidade para a alta costura e tornando o comum extraordinário. Em 2022, ano da Copa, as camisas de seleções, em especial, do Brasil, costumam ganhar as ruas, porém, agora ganharam lugar nas passarelas e espaço entre as tendências do mundo, sendo usadas por influenciadores dos mais diversos locais. 

É tradicional do povo brasileiro preparar-se para a Copa do Mundo pintando as ruas, estendendo bandeiras, vestindo camisas com as cores da bandeira do país. Mas esse ano em especial, com a Copa do Catar que acontecerá somente em novembro, a tendência patriótica se prolongou por mais tempo e alcançou diferentes nichos. Como blogueiras e estilistas que começaram a usar como item fashion.

Malu Borges, influenciadora carioca, que ganhou atenção recentemente na plataforma ao compartilhar seu processo de elaboração de looks com seus seguidores, foi uma das primeiras a aparecer usando verde e amarelo. Destacando a tendência Brasil Core dentro do nicho fashionista brasileiro. Depois disso, tornaram-se frequentes os looks elaborados com o mesmo conceito. Onde até a modelo mundialmente conhecida, Hailey Bieber postou fotos usando a camisa da seleção em sua passagem pelo Brasil em setembro.

Contudo, o Brasil Core não se prendeu apenas a vestimentas esportivas com o escudo da seleção nacional. As cores verde, amarelo e azul se tornaram uma forte inclinação nas propostas de vestimenta, fazendo com que todos os públicos possam aderir usando o que já tem em casa e ajustando ao seu próprio estilo pessoal.

Outro viés que existe é o de manter-se no departamento de esportes, isto é, usar itens esportivos como vestimenta casual. Ganhando força em 2022 após desfile da renomada marca Balenciaga, que levou a Bolsa de Valores de NY, na famosa Wall Street, sua coleção Primavera-Verão 2023. Em parceria com a Adidas, apresentou diversas camisas estilizadas como as de times de futebol. Reafirmando a tendência existente nas ruas que cresce em períodos de Copa por todo o mundo. Mostrando como moda, esporte e cotidiano estão entrelaçados. 

Talvez um dos últimos processos que uma tendência de moda passa após nascer do cotidiano, ser reproduzida em ninhos alheios ao contexto original, repercutir e validar-se no meio dos grandes nomes da moda, seja justamente o de tornar-se uma referência em composições feitas para o grande público. 

Como comenta Camile Mendes, aluna de jornalismo e influenciadora digital: “É importante a sociedade compreender as mensagens que grandes marcas querem repassar com o impacto dos desfiles de moda e saber que as indústrias desse segmento são tradicionais e bastante relevantes para a economia mundial, sendo um dos maiores em faturamento global. Além disso, a moda é cultura e fenômeno que estrutura a vida social nas possibilidades de percepção, sensibilidade e expressão do corpo e comportamento através da conexão estabelecida entre roupa e corpo. É válido ressaltar as propostas das ruas que viraram tendências nesses últimos anos, trazendo origem para vários modelos de estilistas que ganham significado quando aliadas à cultura, ao comportamento e ajuda na construção da identidade de cada um.” analisa estudante.

O Brasil Core é parte da cultura brasileira, vinda da base e que se reafirma ao atingir novos públicos, além de incorporar as influências do que surge ao decorrer dos anos. Afinal, o estilo de roupa usada no país durante a Copa de 1966 difere do que foi usado em 2014 e que em 2022 está de cara nova. Dessa vez, as ruas e as redes sociais deram o tom e a dinâmica para o estilo que já circula a espera do início do campeonato esportivo mais assistido do mundo.

Confira esse e outros conteúdos no site Agência Jr.

Por: Lara Alves, Camile Mendes, Uilkemily e Nathan.

Acadêmicos da disciplina de Jornalismo Digital- Semestre 2022.2

Foto: Acervo