Rádio Universitária
Uninta

Alunos criam ações de Assessoria de Imprensa para clientes como trabalho final de disciplina

Campanhas promocionais, ações para redes sociais, reportagem em vídeo. Esses foram alguns dos projetos desenvolvidos pelos alunos de Jornalismo do 7º período para divulgação de clientes como atividade final da disciplina de Oficina de Assessoria de Imprensa neste semestre de 2019.2. As três equipes desenvolveram planos de comunicação para estes clientes no decorrer da disciplina e, em seguida, desenvolveram os projetos para impulsionar divulgação de ações das Óticas Girassol, da Holiday Pizza Delivery e do IFCE – Campus Sobral.

As Óticas Girassol, de Ubajara, receberam ações de divulgação para um sorteio promocional, como um ponto de partida para ampliação do número de seguidores na conta do Instagram. Após o período de divulgação, verificou-se aumento de 443 para 504 seguidores, com destaque para o público feminino, que foi verificado como maioria entre os seguidores. “Os resultados da ação foram bem maiores que os da média da conta. Foram 1.943 impressões, enquanto a média costuma ser de 300”, afirmou o estudante Yago Brasil.

Para o IFCE Campus Sobral foi disponibilizada uma reportagem em vídeo, produzida pelos alunos da disciplina, que teve como pauta projeto de pesquisa em segurança para ciclistas, desenvolvido pela instituição. A ideia foi apresentar a pesquisa sob uma linguagem humanizada. “É importante não só apresentar projetos, mas mostrar que ali é uma instituição de onde saem futuros cientistas”, avaliou a estudante Socorro Mouta.

Já a Holiday Pizza Delivery ganhou uma série de vídeos promocionais, destinados a divulgar o estabelecimento para um público jovem, interesse dos proprietários. “Os vídeos podem ser usados nos stories de redes sociais, permitindo interação e feedback mais imediatos”, destacou a aluna Stephanny Bulhões.

Para o professor Adilson Nóbrega, os estudantes apresentaram habilidades que foram além do domínio sobre os conceitos teóricos em Assessoria de Imprensa. “Eles puderam levantar problemas, planejar ações e negociar com clientes a forma como poderiam colaborar, por meio de atividades de divulgação. É uma prática que complementou o aprendizado em sala de aula e eles mostraram ótimo desempenho”, disse o docente.

Alunos Yago Brasil e André Araújo apresentam resultados da divulgação das Óticas Girassol