Rádio Universitária
Uninta

IV Jornada da comunicação inicia com palestra de Juscelino Filho

A abertura da IV Jornada da comunicação, realizada no Centro Universitário Inta (Uninta), em Sobral-CE, dia 17 de outubro, contou com a presença do jornalista esportivo do Sistema Verdes Mares, Juscelino Filho. O convidado proferiu palestra na qual relatou a sua trajetória como profissional e teve como objetivo dialogar  com os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade, a fim de mostrar como funciona o mercado de trabalho na área.

Jornalista desde 2013, graduou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente trabalha para o Sistema Verdes Mares e apresenta o quadro Cartola no Globo Esporte. Anteriormente estagiou no jornal O Povo, e durante seus primeiros anos tentando se adaptar ao jornalismo esportivo, buscou adquirir o máximo de conhecimento e dominar o campo de atuação. Foi logo após sua passagem pelo telejornal Bom dia Ceará que ele cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo em 2014, e as Olimpíadas 2016, eventos realizados no Brasil.

Na ocasião, mostrou em slide sua forma de produzir conteúdos nas redes sociais, principalmente como um profissional da área da comunicação pode utilizá-las a seu favor, pois elas são atualmente uma das formas mais rápidas  para obter uma informação. Para o palestrante, um bom profissional deve obter conhecimento disso e utilizar conteúdos que viralizam na internet, como os famosos memes. Juscelino ressalta: “Hoje em dia a gente tem um catatau de redes sociais e eles estão cada vez mais presentes não só na nossa vida, como na nossa profissão.” Embora adaptar a realidade seja difícil, ele usa as imagens, vídeos e fotos engraçadas como forma de jornalismo mais leve.

Finalizando seu monólogo, Juscelino Filho abriu um momento de perguntas para os universitários e os respondeu de forma sincera e clara. A estudante Rita de Cássia ressaltou a importância da palestra para ela: “É muito interessante a forma como ele usa a internet para produzir conteúdos, foi muito inspirador aprender com ele a estimular a criatividade.” pontuou.  Com bom humor, incentivou os alunos em seus questionamentos e chegou a brincar com a frase de sua camisa. Dessa forma, despediu-se dos presentes e agradeceu o convite da instituição. A Jornada da Comunicação teve variadas oficinas e rodas de conversas para que os estudantes pudessem usufruir do conteúdo das informações. Os debates podem ser encontrados no canal oficial UNINTA Oficial.

Por Celyne Dos Santos – Acadêmica da disciplina de Gêneros e Técnicas Jornalísticas, 2022.2.