Rádio Universitária
Uninta

Projeto de extensão Alô Universitário oportuniza estudantes do curso de jornalismo UNINTA com vivências na esfera radiofônica

O projeto de extensão Alô Universitário do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), é ministrado pelo professor Me. Augustiano Xavier, que em parceria com os estagiários vem realizando diariamente programações com entrevistas bastante produtivas. O principal objetivo do projeto é colaborar é possibilitar aos acadêmicos do curso exercitar a prática radiofônica. Nesse processo de produção sonora, os acadêmicos vivenciam e experimentam diversas etapas importantes no radiojornalismo.

Segundo o Prof. Me. Augustiano Xavier, supervisor do projeto de extensão, Web Tv Uninta e Alô Universitário/Rádio Universitária, o estágio oportunizada os acadêmicos com os processos radiofônicos. “Ao abrir espaço para que os acadêmicos se apropriem dos processos radiofônicos, assegurando ampla liberdade de produção de conteúdos, acompanhados por um professor orientador, o curso de Jornalismo acerta, uma vez que estimula o engajamento e participação dos acadêmicos nas atividades vinculadas a produção sonora”, afirmou.

De acordo com o estudante do 2º semestre e estagiário da rádio universitária, Davi Frota, o projeto está abrindo portas no mercado de trabalho para ele. “O Alô Universitário está abrindo portas pra mim, porque ainda estou no 2º semestre. Então estou construindo uma carreira, aqui na rádio universitária ele está me auxiliando a apreender mais ainda”, comentou.

Para a egressa do curso de jornalismo e ex-participante da rádio, Thais Meneses, esse projeto é importante para o mundo acadêmico. “Antes do alô Universitário a visão que eu tinha sobre fazer rádio era muito diferente. Enquanto acadêmica pude participar da construção desse importante projeto para o curso de Jornalismo, pude aprender e compartilhar experiências durante toda essa construção. Foi muito gratificante aprender sobre as técnicas de edição e a construção de um roteiro profissional. Esse projeto tem uma importância imensa para o acadêmico, pois ela proporciona a prática de fato e tudo isso é apaixonante”, destacou.

O Projeto de extensão Alô Universitário ou Rádio Universitária, é uma produção dos alunos do curso de jornalismo UNINTA. No momento, o projeto possui um cronograma de programações de segunda-feira à sexta-feira, durante o período da tarde.