Rádio Universitária
Uninta

A volta às atividades presenciais aconteceu por definição do Ministério da Educação (MEC) e segue todos os protocolos de biossegurança.

Jornalismo UNINTA retorna aulas práticas

A volta às atividades presenciais aconteceu por definição do Ministério da Educação (MEC) e segue todos os protocolos de biossegurança.
A volta às atividades presenciais aconteceu por definição do Ministério da Educação (MEC) e segue todos os protocolos de biossegurança.

Na última segunda-feira (19) o curso de jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) retomou as aulas práticas do semestre 2020.1, que estavam pendentes devido o período da pandemia. A volta às atividades presenciais aconteceu por definição do Ministério da Educação (MEC) e a autorização do Executivo municipal local, que liberou o retorno das aulas das disciplinas práticas para os estudantes devidamente matriculados.

Seguindo os protocolos de biossegurança, o curso de jornalismo UNINTA retorna três disciplinas de 2020.1: Oficina de Fotojornalismo (Prof Me. Matheus Salvany), Oficina de Assessoria de Comunicação (Prof Me. Adilson Nóbrega) e Oficina de Radiojornalismo (Profa Me. Liana Dodt). O retorno aconteceu nos períodos da tarde e noite com os professores e alunos utilizando os equipamentos de biossegurança (máscara, face shield, álcool em gel, luvas) para manuseio de câmeras, microfones, gravadores e equipamentos eletrônicos.

Segundo a coordenação do curso,  a volta dos alunos vem sendo pensada e executada com muita responsabilidade, sempre direcionada na melhor forma de atender os estudantes. O prof Me Adilson Nóbrega afirma que essa é uma oportunidade de adquirir conhecimentos na prática e que dependendo do tamanho da turma, algumas aulas acontecem com divisão por equipes para reforçar o distanciamento social e a higienização nos laboratórios.

“Vamos tomar alguns cuidados adicionais como dividir as turmas para evitar lotação dos laboratórios, essa divisão em equipes facilita a adoção do distanciamento recomendável de 1,5 metros para cada pessoa. Com essas medidas e horários diferenciados de atendimento aos alunos, a gente espera que além de facilitar o aprendizado, facilite as questões sanitárias e a prevenção que obviamente também é muito importante”. Afirma o docente.

A volta dos alunos vem sendo pensada e executada com muita responsabilidade, sempre direcionada na melhor forma de atender os estudantes.
A volta dos alunos vem sendo pensada e executada com muita responsabilidade, sempre direcionada na melhor forma de atender os estudantes.

Segundo o Prof. Me. Augustiano Xavier, do curso de Jornalismo, o retorno ocorre em diálogo permanente com os estudantes do curso. Cada professor pensou um plano de retomada da disciplina, prevendo datas, horários e atividades que deverão ser desenvolvidas pelos estudantes nessa volta.

“Retornar com as atividades práticas presenciais, significa dizer que o aluno terá assegurado seu direito de participar de atividades práticas que os darão a possibilidade de exercitar a prática jornalística de modo concreto, com muita segurança e responsabilidade”. Comenta ele.

Ainda segundo o docente, não se pode garantir um retorno total em 2020.2, já que é preciso aguardar as decisões das autoridades municipais e estaduais, mas do ponto de vista institucional, o UNINTA está preparado para o retorno.

Para concorrer a uma das vagas do próximo semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), os interessados devem acessar a central do candidato, no site https://centraldocandidato.uninta.edu.br/candidates/login .

O curso é coordenado pelo Prof Me Thiago Mena e conta com mestres e doutores no plantel do seu corpo docente. Para conhecer a graduação, os projetos e as realizações dos estudantes do curso acesse http://jornalismo.uninta.edu.br/.

Serviço:

O que: Curso de Jornalismo  do Centro Universitário Inta (UNINTA)
Quando: Segunda-feira a Sexta- feira
Onde: Sobral – CE
Contato: @jornalismouninta – (88) 3112.3500 – [email protected]

 

Nicolly D’Lorrainne
Estudante do curso de Jornalismo UNINTA
Agência Júnior de Jornalismo